Basket Para Cegos

O Centro de Treino Municipal (CTM) de Vila Pouca de Aguiar em parceria com A Associação de Basquetebol de Vila Real (ABVR), a delegação de Vila Real da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), e está a dinamizar, desde o mês de março de 2023, um projeto de basquetebol dirigido a pessoas com deficiência visual.

O objetivo do projeto é possibilitar a prática desta modalidade desportiva a cegos e pessoas com baixa visão, incutindo-lhes alguns conceitos básicos do basquetebol, que permitem a execução de gestos técnicos. Os treinos são orientados e adaptados às aptidões específicas dos atletas, que incluem, por exemplo, deslocação com bola, o drible, o passe e o lançamento.
Algumas das vantagens desta atividade física são a melhoria da condição física e da coordenação, a melhoria da orientação espacial e da noção de esquema corporal, além do bem-estar físico e emocional dos atletas. Adicionalmente, a dinamização desta atividade grupo, que promove a inclusão, a partilha e a relação interpessoal, cria um maior espírito de união entre os praticantes.
De referir que o recinto desportivo (polivalente do CTM) onde decorrem os treinos está perfeitamente adequado à atividade e às especificidades dos praticantes, possui dimensões reduzidas e um ambiente acústico ideal, facilitando a aprendizagem.

O nosso projeto tem como:
Missão
Integrar as pessoas cegas ou de baixa visão numa atividade desportiva coletiva promovendo uma inter-relação entre  pares.
Fomentar uma inserção social participativa.
Impulsar o bem-estar  físico  e psíquico.
Criar encontros de recreação e capacitação orientados para pessoas cegas ou de baixa visão, com treinadores, diretores, familiares e outros atletas do clube.
Visão
Pretende constituir um  grupo de referência local nacional e internacional através de una atividade considerada inclusiva, tendo em conta o significativo que resulta da prática desportiva em pessoas com capacidades diferentes, para as quais se proporcionam todos os elementos necessários para que o acesso à prática seja uniforme.
Objetivos
Nosso principal objetivo  é aproximar esta disciplina desportiva  a todas as pessoas cegas ou de baixa visão, sem distinção de sexo ou de idade.
Incutir conceitos básicos do basquetebol, que permitam a execução de gestos técnicos.
Treinos  orientados e adaptados às aptidões específicas dos atletas, que incluem, por exemplo, deslocação com bola, o drible, o passe e o lançamento.
Melhoria da condição física e da coordenação,;
melhoria da orientação espacial e da noção de esquema corporal, além do bem-estar físico e emocional dos atletas.

O projeto consiste em treinos regulares de basquetebol de uma forma adaptada, pois não existe em Portugal nenhum projeto semelhante, os treinadores estão em constante aprendizagem mutua com os utentes, recolhendo os seus feedbacks e aos poucos vão construindo e adaptando os exercícios às necessidades dos praticantes
Efetuado espaço físico devidamente preparado para o efeito, uma sala de 22 por 12metros , com 3 tabelas.
O enfoque principal é no ensino de técnicas básicas da modalidade, como o drible, passe e lançamento, não escurando o trabalho das componentes físicas dos praticantes, muitos deles não efetuavam qualquer exercício físico antes deste projeto.