Campeonato Nacional Sénior Feminino

CTM VILA POUCA/AAUTAD 58 – Basquete Clueb Barcelos 71

Estreia tremida e nervosa

 

Não foi feliz a estreia do CTM na edição 2016/17 do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Aguardava-se com muita expectativa esta estreia, mas o nervosismo e a ansiedade traiam as aguiarenses, que a espaços mostraram ter argumentos, para lutar de igual para igual com uma equipa que militava na Liga feminina à duas temporadas.
O jogo começou com equilíbrio, ligeiros avanços das barcelenses mas rápidas reações do CTM, que ia conseguindo manter-se dentro do resultado, Aos 5 minutos de jogo registava-se um empate a 11 pontos. Este equilíbrio foi quebrado nos últimos dois minutos, quando o treinador aguiarense retirou de campo Carla Machado, que tinha já duas faltas pessoais, substituindo por um elemento novo a Carolina. Sendo notória a ainda falta de entendimento entre as novas jogadoras que integram este ano a equipa. Aproveitou bem o Barcelos para ganhar uma vantagem de 8 pontos no final do primeiro período (15-23)
O inicio do 2º Período, o CTM fez 4 pontos sem resposta, dando a entender que estaria ali para lutar pela vitória. Mas foi sol de pouca dura, o Barcelos respondeu com um parcial de 0-9, disparando para uma diferença de 11 pontos ainda com 5 minutos para disputar neste período. Mas foi com esta desvantagem que o CTM chegou ao intervalo, sendo infrutíferas as tentativas de reação das suas jogadoras. (31-42 ao intervalo)
Após o intervalo, apareceu um CTM diferente mais agressivo defensivamente e mais acertivo no terceiro período. Tendo recuperado paulatinamente a diferença no marcador, aos 5 minutos deste período a diferença ainda era de 13 pontos (35-48), mas na reta final agressividade defensiva aumentou e graças a isso o CTM recuperou para 6 pontos de diferença a terminar esse período (48-54) Deixando tudo em aberto para o derradeiro período.
No 4º período o CTM continuou a sua recuperação, com o apoio do seu publico e bem motivadas as aguiarenses conseguiram num minuto colar-se às barcelenses (52-54). O Barcelos não se deixou intimidar por esta recuperação, e aproveitando a fraca percentagem de lançamentos das aguiarenses voltou a ganhar vantagem no marcador, deitando por terra todas as tentativas de recuperação das verde/negras.
As aguiarenses tem de se queixar de si próprias, em especial da fraca percentagem de lançamentos, 50% de 2 pontos, 28,6% de 3 pontos e 48,3% de lançamentos livres.
Nunca é de mais recordar que o inicio desta época das aguiarenses não tem sido fácil, para além do arranque tardio da preparação, ficaram sem o seu habitat natural de treino durante duas semanas, tendo obviamente influencia na preparação da equipa.
Alinharam pelo CTM:
Ana Brites; Filipa Campos 20; Carolina Coimbra 5; Carla Machado 4; Sofia Meireles 2; Cláudia Carvalho 6; Paula Carvalho 5; Raquel Queirós 14; Mariana Spinola 2; Cláudia Ribeiro, Ana Teixeira e Inês Borges.
Sábado pelas 21:45  o CTM desloca-se a Valongo, para defrontar a sempre complicada equipa do Núcleo de Valongo.  dsc_1366-002 dsc_1383-002 dsc_1385-002